Humilhação e Justiça

x
José Águas, perigoso humilhador

Fui humilhado um sem número de vezes na secundária que frequentei. Seis anos de humilhação e nem uma medalha de ouro no desporto rei (só no basket). Se há gente de barba rija que leva três e sai humilhada, imagine-se o que acontece a um puto do 9ºC quando perdemos 10-1 ou lá o que foi contra os craques do 10º qualquer coisa e 11-2 ou assim contra os craques maiores de 16 do 9ºD. Se calhar é por isso que tenho medo das alturas.

E fui vítima das maiores injustiças de cada vez que um tipo da minha equipa falhava de baliza aberta ou de cada vez que o redes metia água (tanta vez), e logo quando o resto da malta estava a jogar tão bem. Chegava a casa e chorava para os meus pais: "é injusto...". E para compensar ia bater no meus irmãos, vítimas indirectas da humilhação e da injustiça da bola.

O futebol, tamanha causa de injustiça e humilhação, devia ser proibido, e o plantel do Glorioso, essa corja de humilhadores (excepto o Peixoto), devia ir para a choldra acompanhado do seu Mister. No futebol a banalização do mal é evidente, posto que até os verdocas se prestam a humilhar os seus adversários de vez em quando (raramente). Pior ainda, anos volvidos, as coisas não mudaram, as crianças continuam a sofrer. Alguém tem de fazer alguma coisa.

Há coisas interessantes na linguagem da bola, o trinco que "bascula" (passar a bola para o lado), o extremo que "controla o esférico" (dominar a bola), o treinador que "dá indicações para dentro das quatro linhas" (mandar vir com um jogador), alguém que diz na flash interview que "estivemos irrepreensíveis no plano técnico-táctico" (esta ainda não percebi), por exemplo. Não há necessidade de brincar com palavras (coisas) sérias. Essas palavras seriam mais bem usadas se fossem usadas para falar da praxe ou assim.
x

1 comentário:

filoge disse...

Humilhação existe. mas na tua cabeça tu podes fazer com que lhe dez mais importancia ou nada. Tu perdes mas se tu te dizes que nada é grave pois não passa de um jogo, a justiça, se canhar é justificada, vocês eram mais fracos ou mais inesperiêntes que ou outros e como consequência a derrota o que não quer dizer humilhação. beijinhos mena